Índice
Capital de giro: 5 razões para você mantê-lo em seu comércio
Capital de giro é o dinheiro que uma empresa mantém à disposição para pagar suas contas e manter as operações em andamento. Conheça 5 razões pelas quais o seu comércio deve mantê-lo!
O capital de giro pode ser um conceito que gera muitas dúvidas quando não se é especialista no assunto. Isso porque, muitos empreendedores acreditam que só devem se preocupar com ele ao iniciar o negócio, o que é um equívoco.
Mas não se preocupe, porque nós estamos aqui para ajudar a esclarecer suas dúvidas!
O capital de giro é essencialmente o dinheiro que as empresas mantêm prontamente disponível para as despesas do dia a dia e outras necessidades de curto prazo. Ou seja, trata-se do recurso necessário para que a sua empresa possa funcionar.
Dessa forma, manter o controle de seu capital de giro à medida que a empresa muda e cresce é essencial se você quer manter seu negócio seguro e saudável.
Dito isso, no artigo de hoje, você encontrará 5 razões pelas quais toda empresa deve ter capital de giro.
Acompanhe!
Afinal de contas, o que é capital de giro?
Capital de giro é o dinheiro que uma empresa mantém à disposição para pagar suas contas e manter as operações em andamento. Isso pode incluir desde dinheiro em caixa até contas a pagar e a receber, estoque e o dinheiro necessário para financiar as operações da empresa.
Além de representar o dinheiro necessário para manter o negócio funcionando, as empresas também podem utilizar o capital de giro para melhorar seus processos, expandir suas operações, financiar campanhas de marketing etc.
Além disso, ele também funciona como um dos indicadores mais importantes da saúde financeira de uma empresa.
Para saber mais, acesse o material abaixo:
Qual a importância do capital de giro para o seu comércio?
Como você viu acima, o capital de giro pode ser um fator decisivo para a manutenção do seu negócio. É por isso que é tão importante manter o seu controle.
Se a sua empresa não tiver capital de giro suficiente, ela pode não ser capaz de fazer os pagamentos conforme acordado. Isso pode levar a uma perda de clientes, de fornecedores, que recusam novos contratos, ou até mesmo à saída de sua empresa do negócio.
Dessa forma, é essencial que você saiba quanto capital de giro sua empresa tem o tempo todo. Se um proprietário de empresa não mantiver esse controle, poderá se encontrar em uma situação muito precária.
Saber quanto capital de giro sua empresa tem pode ajudá-lo a evitar quaisquer problemas que possam surgir por falta de dinheiro.
Até aqui, você já pôde perceber a importância de manter o capital de giro em sua empresa, mas, como apresentado na introdução, veja abaixo 5 razões para que você mantenha esse capital em seu negócio.
View this post on Instagram
5 razões pelas quais toda empresa deve ter capital de giro
1. Para cobrir os custos operacionais
Isso pode significar que sua empresa precisa manter dinheiro suficiente para pagar por eletricidade, internet, reparos de equipamentos etc. Também pode ser usado para pagar os funcionários. Isso é frequentemente referido como os custos operacionais de sua empresa.
2. Para cobrir o estoque
Empresas, como o seu comércio, que vendem produtos precisam manter um certo volume de estoque em mãos para garantir que não se esgotem, a fim de não deixar os clientes sem aquilo de que eles precisam. Também é usado para prever a demanda e decidir o que pedir aos fornecedores.
3. Para garantir o pagamento de dívidas
As dívidas incluem empréstimos, pagamentos com cartão de crédito, hipotecas etc. Essa é talvez a razão mais importante para manter o capital de giro. Todo pagamento por dívida conta como uma despesa para sua empresa. Se a sua empresa não tiver dinheiro suficiente para pagar suas contas, ela pode enfrentar pesadas multas e penalidades, ou até mesmo fechar o negócio.
4. Para investimentos futuros
As empresas mantêm capital de giro para garantir que tenham o dinheiro necessário a ser investido em seus negócios. Isso pode incluir a adição de novos produtos, a expansão para novos mercados ou a atualização de seus equipamentos.
5. Para despesas inesperadas
Você nunca sabe quais despesas surgirão em seu negócio. Sua empresa pode ter que pagar uma multa, fazer reparos em equipamentos, repor o estoque ou lidar com uma emergência. Dessa forma, é melhor ter dinheiro suficiente para cobrir despesas inesperadas do que correr o risco de se endividar para cobri-las.
Agora que você já está convencido de que deve manter o capital de giro em seu comércio, veja abaixo algumas dicas importantes para manter um bom capital em seu negócio.
Como manter um bom capital de giro em seu comércio?
O primeiro passo para manter um capital de giro saudável é saber o quanto sua empresa tem. Uma boa maneira de fazer isso é acompanhar o fluxo de caixa. Isso permitirá que você veja de onde vem e para onde vai seu dinheiro.
Além disso, outras boas práticas são:
- Negociar com os seus fornecedores e clientes;
- Realizar um controle efetivo do seu estoque;
- Contar com um bom planejamento financeiro;
- Utilizar estratégias para aumentar a quantidade de pagamento à vista, como promoções e descontos;
- Contar com um suporte contábil especializado em seu segmento.
Conte com o suporte especializado da Contábil Dias!
É seguro dizer que a melhor maneira de manter um capital de giro saudável é contratando uma empresa de contabilidade. Afinal, esses profissionais possuem a habilidade e o conhecimento necessário para ajudar seu negócio.
Dessa forma, não hesite em contar conosco, da Contábil Dias!
Você pode contar conosco para ajudá-lo com suas finanças e garantir que cada centavo de seu capital de giro seja contabilizado, além de evitar erros, poupar tempo e garantir que seu dinheiro esteja sendo usado com sabedoria.
Também vamos ajudá-lo a planejar seu dinheiro para garantir que você tenha capital de giro suficiente a fim de manter sua empresa funcionando sem sobressaltos.
Sendo assim, não perca mais tempo e entre em contato conosco hoje mesmo para que possamos conversar, esclarecer suas dúvidas e ajudá-lo!
E se você gostou do artigo de hoje, também irá gostar de:
- Regime tributário: qual o melhor para sua empresa?
- 5 erros de gestão de pessoal que você precisa evitar em seu comércio;
- Regularização de empresas: saiba como fazer sem complicações.
CLIQUE AQUI PARA MANTER UM CAPITAL DE GIRO DE SUCESSO EM SEU COMÉRCIO!