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Não cometa estes erros de gestão de pessoal
Você deseja ter uma equipe motivada? Então conheça 5 erros de gestão de pessoal que você não pode cometer em sua empresa.
Ter profissionais motivados trabalhando em sua empresa é fundamental para que ela se mantenha lucrativa. Quando falamos no setor de comércio, isso se torna ainda mais importante. Afinal, são esses profissionais que lidarão diretamente com o cliente, são eles que farão o primeiro contato e que passarão a imagem da empresa.
Todavia, motivar os funcionários não se trata apenas de dar uma bonificação no fim do mês. Esse propósito envolve um conjunto de ações estratégicas que chamamos de gestão de pessoal, e é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.
Vamos trazer os 5 principais erros de gestão de pessoal que você não pode cometer em sua empresa e como evitá-los para ter uma equipe motivada.
Acompanhe!
O que é a gestão de pessoal?
A gestão de pessoal, também conhecida como gestão de pessoas, consiste em um conjunto de técnicas utilizadas para administrar o capital humano das empresas, buscando alinhar as metas e os objetivos do empreendimento com os objetivos e as necessidades dos colaboradores.
Ou seja, é uma forma de garantir o bem-estar, o crescimento e o desenvolvimento desses profissionais em prol do crescimento e do desenvolvimento da empresa.
Dessa forma, a gestão de pessoas tem como principais objetivos:
- Garantir que todos os direitos e as necessidades dos colaboradores sejam atendidos dentro dos empreendimentos;
- Garantir a motivação da equipe, contribuindo para que a empresa tenha profissionais engajados e qualificados;
- Contribuir para o alto desempenho dos funcionários e da empresa;
- Contribuir para que os funcionários trabalhem seguindo a cultura da empresa e em busca do alcance dos objetivos da organização;
- Auxiliar a empresa no alcance de suas metas;
- Criar uma relação positiva e de confiança entre empresa e colaboradores;
- Reter talentos e realizar a prospecção de novos talentos.
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Qual a importância da gestão de pessoal para o comércio?
Imagine a seguinte situação: um cliente entra em sua loja querendo comprar uma série de produtos, mas, ao se deparar com o vendedor, percebe que este não está muito feliz ao atendê-lo, permanece de cara fechada e não faz muito esforço para ajudá-lo a encontrar os produtos.
As chances do cliente desistir da compra, de realizar a compra em outra loja e de nunca mais voltar ao seu estabelecimento são altas. Além disso, esse cliente também pode comentar com amigos, com familiares e com conhecidos sobre o atendimento ruim, o que contribui para uma imagem negativa do seu comércio.
Isso significa que os colaboradores de uma empresa são elementos valiosos para organização e, por isso, mantê-los engajados, motivados e comprometidos com o seu negócio é um dos segredos para manter uma empresa saudável e lucrativa.
Sendo assim, a gestão de pessoal é uma das ferramentas empresariais mais importantes, tendo em vista que ela atua buscando a satisfação dos colaboradores e a otimização da produtividade e da lucratividade da empresa.
Posto isso, cometer erros de gestão de pessoas pode resultar na desmotivação de funcionários, na fuga de talentos, na queda da produtividade e até mesmo em processos trabalhistas.
Por isso, no próximo tópico, vamos apresentar os principais erros de gestão de pessoal que você deve evitar em seu comércio.
Veja também:
Quais são os principais erros cometidos na gestão de pessoal?
São muitos os erros cometidos na gestão de pessoas que devem ser evitados, por isso, no artigo de hoje, apresentaremos os 5 principais. São eles:
1. Desatenção ao clima organizacional da empresa
É fundamental que a empresa ofereça um ambiente saudável, agradável e com condições de trabalho para os colaboradores. Lembre-se que, se os seus funcionários não se sentirem bem emocionalmente e fisicamente no ambiente de trabalho, eles se sentirão insatisfeitos e não conseguirão exercer suas funções de forma produtiva e alinhada aos objetivos da empresa.
2. Não investir nos treinamentos e na capacitação dos colaboradores
Investir na capacitação e no treinamento dos funcionários é uma forma de mostrar que a empresa se preocupa e investe na sua equipe para que ela cresça e desenvolva suas habilidades em prol do negócio. Desse modo, não realizar esse investimento pode acarretar a desmotivação desses profissionais e o comodismo, o que irá influenciar o atendimento e o serviço prestado.
3. Estabelecer metas confusas e inatingíveis
As metas precisam ser claras, detalhadas, objetivas e possíveis de serem alcançadas. Os funcionários precisam saber exatamente o que a empresa espera dele, como as suas atividades devem ser realizadas para alcançar um determinado fim. Assim, todas as equipes trabalharão em prol de um objetivo comum e saberão exatamente o porquê de estarem exercendo suas atividades.
Além disso, elas precisam ser possíveis, afinal ninguém se sente motivado a trabalhar para algo que nunca conseguirá alcançar.
4. Não valorizar os funcionários
É um equívoco pensar que os seus colaboradores se manterão para sempre em sua empresa. Ademais, esse pensamento pode fazer com que você acabe negligenciando seus funcionários, e isso é um grande erro, pois pode contribuir não só para a desmotivação desses profissionais, como para a saída desses talentos da empresa.
Isso porque os seus funcionários precisam se sentir valorizados, importantes para a saúde e para o bom funcionamento da empresa. Então, não deixe de dar feedbacks e bonificações, além de oferecer perspectivas de crescimento dentro do empreendimento.
5. Realizar contratações incorretas
Esse é um erro de gestão pessoal grave e muito comum. Muitas vezes, devido à urgência e à necessidade de ocupar determinadas vagas, muitos gestores acabam contratando os candidatos errados, não qualificados para o cargo.
Isso impacta negativamente a produtividade da empresa e o seu caixa, tendo em vista que, além da diminuição das vendas, você precisará gastar tempo e dinheiro com demissões e com novas contratações.
Dessa maneira, o processo seletivo deve ser criterioso e detalhado, mas isso não significa que você precisa realizar processos excessivamente longos e demorados.
Para saber um pouco mais sobre erros que podem desmotivar a sua equipe e trazer problemas trabalhistas, acesse o link abaixo:
Agora que você já sabe quais são os principais erros cometidos na gestão de pessoal, é hora de saber como evitá-los em sua empresa. Por isso, veja a seguir como nós, da Contábil Dias, podemos ajudar!
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A maneira mais efetiva de evitar erros de gestão de pessoas é contar com o suporte de uma empresa especializada na área trabalhista e de gestão de pessoal. Dessa forma, não hesite em contar com a Contábil Dias!
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