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Como precificar certo para lucrar mais?
Começar a precificar corretamente será um divisor de águas para infoprodutores
Saber precificar não é apenas sobre colocar um preço no seu produto ou serviço, até porque, se fosse simples assim, não encontraríamos a realidade de 6 em cada 10 empresas fechando as portas antes mesmo de concluírem o ciclo de 5 anos de existência.
Determinar o preço que o seu infoproduto ou serviço terá no mercado não é somente checar o preço praticado pela concorrência, ou somar alguns custos e multiplicar por 2, por exemplo; a “arte” de precificar vai muito além disso.
Para conseguir chegar ao verdadeiro preço de venda, muitas coisas precisam ser consideradas antes, como todos os custos, qual será a margem de lucro, qual é o padrão do mercado e, até mesmo, qual é a percepção de valor que os seus clientes possuem.
Será apenas após organizar todas essas informações que você terá em mãos uma precificação justa e que não vai deixar você e o seu negócio no prejuízo. A fim de explicar melhor sobre o assunto, veremos cada uma das competências de uma boa precificação a seguir.
Saiba o que é precificar
Claro que você e todo mundo sabe que precificar é o ato de colocar um preço em um produto ou serviço, mas, para realizar essa ação, é preciso considerar
- Todos os custos que o seu negócio possui;
- O padrão da concorrência;
- Valor do produto perante os clientes;
- Lucro adquirido por você e seus sócios.
Mesmo que pareça simples, a hora de definir o preço de um infoproduto não é tão simples quanto estamos explicando. Um exemplo básico disso é que muitas empresas sofrem com as finanças sempre no vermelho em consequência da própria precificação, e solucioná-las enquanto as portas estão abertas e com prejuízo é ainda mais complicado.
Além disso, não são somente esses 4 pilares fundamentais para precificar corretamente: as mudanças do mercado também podem afetar diretamente o seu negócio, e isso precisa ser considerado sempre. Um exemplo claro e que afetou muitos empresários pelo mundo foi a pandemia da covid-19.
Situação essa que até mesmo fez crescer e muito o número de infoprodutores buscando uma renda extra ou uma forma de ganhar a vida — por consequência disso, o volume de concorrência é crescente.
Por isso, a sua precificação precisa ser estratégica e inteligente, porque, se você não oferecer a melhor solução, algum concorrente pode fazer antes de você.
E se, para melhorar a sua precificação, você precisar reduzir os custos da sua operação, a nossa equipe já preparou um artigo completo com dicas e informações que você vai querer saber na hora de começar a precificar os seus infoprodutos:
Como precificar para começar a lucrar?
Agora que você já entendeu toda a estrutura de uma precificação, chegou a hora de entender como precificar corretamente os seus produtos. Vamos começar pelos cálculos:
Como calcular os custos?
A primeira pergunta que você precisa responder quando começa a precificar corretamente é “quanto você precisou gastar para comprar ou produzir o que está vendendo?”. A partir dessa informação, você consegue iniciar o processo.
O custo da matéria-prima, o tempo que levou para produzir cada uma, mão de obra e tudo o que envolve a produção são aspectos que precisam ser considerados.
Você pode aprender mais sobre o assunto por meio do nosso artigo abaixo:
Comece a contabilizar todas as despesas
A partir do momento em que você já sabe todos os custos que envolvem o seu produto, é preciso identificar os custos que envolvem o seu negócio na totalidade; nestes custos, estão os variáveis e os fixos.
Os variáveis vão depender do volume das vendas, por exemplo, o frete de uma mercadoria vendida. Já os fixos são valores que precisam ser pagos independente do quanto foi vendido, como, por exemplo, o salário de algum funcionário.
Ambos os custos devem ser incluídos na precificação, não se esqueça.
Sempre respeite a sua margem de lucro
Identificou qual é a melhor margem de lucro para o seu tipo de negócio? Então a siga como uma lei; se você definiu o ganho de 15% sobre o custo de cada um dos itens vendidos, fique atento a esse detalhe na hora de precificar — aqui é o momento de entender que, além de comprar bem, você precisa vender melhor ainda.
Estude e muito o mercado
Aqui se faz necessário estudar tudo o que ocorre no mercado, fazer pesquisas, entender o que a concorrência faz, como vende, como se posiciona e tudo o que envolve o produto que você vende fora da sua empresa.
Realizar esse estudo será fundamental para acumular experiência e identificar erros que estão sendo cometidos e evitá-los na sua produção e trabalho.
Saiba diferenciar o markup e a margem de lucro
Se você ainda não ouviu falar nesses termos, não se preocupe, agora vamos deixar bem claro para você.
A sua margem de lucro é aquela porcentagem que vai voltar para o seu caixa a partir do momento em que todos os custos já foram pagos (aqui, você precisa subtrair os custos do preço final do seu produto).
Já o markup será o percentual que você vai aplicar nos produtos; logo, o lucro que você deseja conquistar.
Diferenciando os dois, será mais fácil começar a precificar para lucrar.
Como a Contábil Dias pode ajudar você a precificar para lucrar?
Se você chegou até aqui, é porque entendeu muito bem como funciona uma precificação e de tudo o que precisa para começar a colocar o preço correto nos seus produtos, não é?
Entretanto, nem tudo é tão simples assim, sabemos que a correria da rotina e altas demandas acabam deixando os infoprodutores sobrecarregados e sem tempo livre para estudar o mercado ou definir qual é a melhor estratégia para precificar seus produtos.
Por conta disso, nós, da Contábil Dias, somos especialistas no assunto e podemos ajudar você a organizar as finanças e deixar a contabilidade do seu negócio em dia, tudo com facilidade e sem burocracia.
E você ainda pode contar com um suporte completo e preparado para atender suas dúvidas e entregar soluções que realmente fazem toda a diferença para você.

