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Com essas dicas, será muito mais fácil fazer a precificação da sua pequena e média empresa!
Entenda como fazer a precificação de pequenas e médias empresas corretamente.
Precificação é um assunto que costuma gerar muitas dúvidas em empresários, principalmente aqueles que estão à frente de micro e pequenas empresas.
Nesse sentido, preparamos o presente material para auxiliar você nesse assunto.
Em nosso artigo vamos bater um papo sobre o que, de fato, é a precificação, dificuldades que gestores têm em relação ao tema e o que você precisa considerar para realizá-la da forma correta no seu negócio.
Sabendo disso, fique até o final do nosso material, faça uma ótima leitura e saiba, de uma vez, como realizar adequadamente a precificação em seu empreendimento.
O que é precificação?
A precificação consiste em um tema relevante a qualquer negócio, principalmente tendo em vista que os seus lucros estão diretamente relacionados a ela.
Isso porque é por meio do preço cobrado ao vender produtos ou prestar serviços que você poderá adquirir recursos que vão possibilitar as operações da sua empresa.
Sendo assim, é necessário considerar, no mínimo, os gastos operacionais ao realizar a precificação em seu estabelecimento.
Antes da gente passar para o próximo tópico, aproveite para conhecer alguns artigos que vão ajudar na gestão do seu negócio:
- 10 Dicas de Como Evitar Reclamações Trabalhistas
- Confusão Patrimonial: O que é e como evitá-la?
- PJ ou CLT: Qual modelo vale mais a pena para você?
Por que ela é importante?
Além de determinar se o seu negócio terá, ao operar, lucro ou prejuízo, por meio da precificação você também influenciará a percepção que o público em geral terá da sua empresa.
Mas, é claro, ela deverá estar ligada a vários outros fatores, como a qualidade de suas entregas, para que seus clientes tenham uma impressão positiva.
Por exemplo, estabelecer um preço alto e uma qualidade baixa poderá afugentar o seu cliente, fazer com que ele sinta-se lesado e comprometer o caixa do seu estabelecimento.
Ainda, praticar um preço baixo com uma alta qualidade de entrega pode contribuir para que a sua demanda aumente, com ela, também os seus custos variáveis, que são aqueles diretamente relacionados às suas vendas, fabricação ou prestação de serviços, e talvez você não tenha capacidade de caixa para atender os gastos gerados ou mesmo entregar aquilo que está sendo solicitado.
Nesse sentido é fundamental prezar pelo equilíbrio, estipular um preço justo, alinhado com o mercado, o que está sendo entregue e a realidade da sua empresa.
Um erro que muitos gestores cometem ao realizar a precificação de seus serviços está relacionado a ter como base os valores praticados pelos seus concorrentes.
Ao fazer isso não consideram aspectos particulares como, por exemplo, os gastos que a empresa possui, que pode ser diferente dos seus, perfil dos clientes e objetivos do negócio.
Todavia é necessário lembrar que isso nem sempre é uma tarefa fácil de se realizar.
Quais as principais dificuldades ligadas à precificação?
Inicialmente, quando se trata de precificação, muitos gestores acabam não tendo informações suficientes no negócio, as quais ajudam a determinar o valor correto a ser praticado.
Também nem sempre é fácil entender as expectativas do mercado relacionadas aos preços que serão praticados.
Ainda, existem alguns custos diretos, os quais podem ser facilmente alocados aos produtos ou serviços, porém os custos indiretos, que não estão vinculados claramente a eles, bem como despesas gerais tidas em seu empreendimento, podem ser mais difíceis de serem repartidos entre seus produtos ou serviços.
Outra questão importante é manter esse acompanhamento e saber quando é o momento adequado para atualizar a sua precificação.
Se pequenas oscilações em seus custos e despesas podem não tornar necessário a alteração dos valores praticados existem aquelas que tornarão isso essencial, principalmente tendo em vista um cenário de economia instável, com aumento constante da inflação.
Muitos empresários também sentem dificuldade para entender que nem sempre é o menor preço que vai cativar o cliente.
Existem vários outros aspectos, como o valor que você agrega aos seus produtos, por exemplo, oferecer conforto em suas instalações, customização e atendimento individualizado, são algumas maneiras de atrair e manter clientes mesmo cobrando valores mais elevados.
O vídeo abaixo vai ajudar você a lidar melhor com essas situações:
O que é fundamental para fazer a precificação da forma correta?
Nesse sentido, você, como gestor de uma pequena e média empresa, precisa estar atento a alguns aspectos, para realizar a precificação corretamente.
O primeiro deles é ter um rigoroso controle dos seus números.
Todo o dinheiro que entra e sai da sua empresa, valores recebidos, pagamentos, etc, precisam ser devidamente registrados.
Você precisa, além disso, classificá-los em contas específicas e organizar essas informações em relatórios, os quais vão ajudar a entender em detalhes os gastos do seu negócio, o que permitirá realizar uma precificação adequada.
Outro ponto importante é conhecer o perfil do seu público, o quanto que estão dispostos a pagar pelos seus itens, poder de compra e o que pode ser utilizado para agregar valor.
Conhecer os valores praticados por seus concorrentes é importante, mas não deve ser tomado como o único parâmetro para pautar a precificação.
Também tenha em vista a possível demanda que você terá no período, lembre-se que a quantidade de clientes que você terá impactará nas suas receitas e, consequentemente, no faturamento do seu negócio.
Nesse sentido, esteja sempre buscando elaborar formas de atrair clientes, principalmente mostrando a eles os benefícios de fazerem negócio com a sua empresa, isso é essencial tanto para que eles estejam sempre lembrando do seu estabelecimento quanto entendendo que ter você como parceiro é uma estratégia inteligente.
Clique no link abaixo e conheça uma solução que vai ajudar você a realizar adequadamente a precificação em sua empresa:
Contábil Dias: suporte para facilitar a gestão do seu empreendimento
Como vimos em nossa conversa, realizar a precificação adequada dos seus produtos ou serviços é essencial para evitar que sua empresa tenha prejuízos ao operar.
Ainda, isso deve ser feito considerando não apenas os valores praticados pelos seus concorrentes no mercado, mas as características do seu negócio e os custos envolvidos em sua operação.
Lembre-se também que nem sempre praticar valores mais altos será algo que irá afugentar seus clientes, buscar formas de diferenciação e fazer com que o público conheça as vantagens de ser seu cliente é uma maneira de aumentar suas receitas mesmo quando a sua precificação é maior do que aquela realizada pelo mercado.
Porém, conhecer os números do seu negócio é essencial para evitar que você tenha prejuízos e nós, da Contábil Dias, vamos ajudar você a fazer essa tarefa de maneira eficiente.
Somos uma contabilidade especializada em pequenas e médias empresas, vamos ajudar sua gestão a ser ainda mais eficiente.
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