Índice
Nota fiscal MEI 2023: conheça o novo sistema de emissão padrão para todo país
Tudo o que você precisa saber sobre a nota fiscal MEI em 2023: obrigatoriedade no sistema de emissão, funcionamento e vantagens para o seu negócio
A nota fiscal MEI é um documento fiscal que comprova a venda ou prestação de serviços realizada por microempreendedores individuais (MEIs). Ela tem a função de formalizar o negócio e manter a regularidade fiscal do empreendedor.
Além disso, a nota fiscal MEI fornece ao consumidor a garantia do serviço prestado ou produto vendido e também possibilita o recolhimento de impostos pelo governo.
A partir de 2023, a nota fiscal do MEI adotou um novo sistema de emissão padrão, que se tornará obrigatório em abril. É preciso entender as regras e diretrizes para se adequar a essa nova lei.
Nesse sentido, este artigo pretende apresentar as principais informações sobre a nota fiscal MEI em 2023, incluindo as novidades e mudanças no sistema de emissão, e as vantagens da utilização dessa ferramenta para o empreendedor. Confira!
Veja também outros conteúdos que podem te auxiliar nas atividades da sua vida profissional:
- Planejamento tributário: o aliado para pagar menos impostos em sua empresa;
- Abrir MEI: de que você, infoprodutor, precisa saber?
- Planejamento tributário: conheça o exemplo do Sonho de Valsa!
O que é a nota fiscal MEI 2023?
A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) é um documento fiscal que registra a prestação de serviços por empresas e profissionais autônomos.
Em 2023, houve uma mudança na emissão da NFS-e para Microempreendedores Individuais (MEI), no qual os MEIs que atuam com prestação de serviços são obrigados a emitir a NFS-e.
Desde janeiro de 2023, a Receita Federal lançou um novo sistema para emissão da nota fiscal MEI, que sofreu alterações e ganhou um novo modelo.
Antes, a emissão da NFS-e era feita de acordo com os critérios de cada município. Agora, com o novo sistema lançado, o modelo se tornou padrão.
A partir de abril deste ano, todos os microempreendedores individuais do país deverão, obrigatoriamente, fazer a emissão da NFS-e no padrão nacional.
As mudanças visam facilitar a vida dos cidadãos e tornar o processo mais padronizado em todo o país.
Exceção da nova regra
As atividades de prestação de serviços são o foco do sistema padrão. Isso significa que a regra de não ser obrigatório para atividades que envolvam tributação de ICMS e/ou venda de produtos se mantém, exceto em casos específicos estipulados na Resolução CGSN nº 169/2022.
Como é possível emitir a nota fiscal MEI?
É possível emitir a nota fiscal MEI 2023 através do portal do SIMPLES Nacional. O processo é bem simples e pode ser realizado automaticamente, bastando realizar o cadastro no portal e inserir as informações solicitadas.
O MEI ainda terá à disposição um aplicativo para emissão de NFS-e em dispositivos móveis. Serão 3 passos para o preenchimento: CPF do tomador, serviço e valor.
Quais são os benefícios da emissão da nota fiscal MEI?
Existem diversos benefícios no sistema padrão de emitir a nota fiscal MEI 2023. Os principais são:
- Estímulo à formalização: a emissão da nota fiscal incentiva os MEIs a se formalizarem. Com isso, o governo consegue ter um maior controle sobre as movimentações financeiras dos MEIs e dos impostos que devem ser pagos;
- Facilidade de uso: um sistema padronizado para a emissão da nota fiscal MEI facilita a utilização dos empreendedores, pois eles terão um formato único e simplificado, eliminando a necessidade de entender e se adaptar a diferentes sistemas;
- Maior segurança: com um sistema padronizado, será possível implementar medidas mais eficazes para evitar fraudes, garantindo que as informações da nota fiscal sejam mais confiáveis e seguras;
- Redução de erros: a padronização da emissão da nota fiscal MEI pode reduzir o número de erros nas informações preenchidas, diminuindo a possibilidade de multas e penalidades por parte do governo;
- Melhor apresentação para clientes: a nota fiscal MEI 2023 também pode ajudar os MEIs a se apresentarem de forma profissional e organizada para seus clientes.
Conte com um apoio especializado!
Como vimos, a nota fiscal MEI 2023 deve ser emitida através do novo sistema padrão, através do portal do SIMPLES Nacional. É necessário se adequar a essa lei!
O formato atual de emissão desse documento traz vários benefícios, como estímulo à formalização, redução de erros e melhor apresentação para os clientes.
Para obter ajuda para entender e se adequar às novas regras da nota fiscal MEI 2023, a Contábil Dias está à disposição para você.
Somos especialistas em contabilidade para prestadores de serviço. Então podemos dar todo o suporte que você precisa, tanto para esse assunto quanto para os outros.
Não hesite em entrar contato conosco. Estamos te esperando!
Atualizado em março de 2023.
Preciso do auxílio da Contábil Dias!