Índice
Entenda o que é o planejamento tributário e inspire-se com o caso do Sonho de Valsa
Saiba o que é o planejamento tributário e como ele ajudou a Lacta a economizar no Sonho de Valsa, antes bombom, hoje waffle.
De longe, o planejamento tributário é uma alternativa que tem ajudado muitas empresas a terem mais economia e estarem em dia com suas obrigações junto ao Estado.
Todavia, muitos gestores ainda não se deram conta de todas as vantagens que essa tática pode proporcionar ao empreendimento.
Sabendo disso, preparamos o presente artigo, com informações valiosas, que vão ajudar você a entender como ele funciona, os benefícios e conhecer como a Lacta se beneficiou dele para aumentar seus lucros, além de trazer alguns aspectos que sua empresa precisa considerar ao realizá-lo.
Está com mais interesse sobre o assunto? Então leia o texto até o final e entenda como implementá-lo de forma simples em sua empresa!
Como funciona o nosso sistema tributário?
O nosso país é repleto de leis que tratam sobre os vários tributos nele cobrados, as quais, por vezes, variam bastante e proporcionam uma pesada carga tributária ao empreendimento.
Nesse aspecto, um detalhe importante que você precisa conhecer, até mesmo para entender melhor como é feito o planejamento tributário, são os diferentes regimes existentes.
Eles podem ser entendidos como o conjunto de regras que a empresa as quais vão direcionar o recolhimento de tributos por uma empresa, os principais são:
Simples Nacional
É um regime tributário direcionado para microempresas e empresas de pequeno porte, ou seja, aqueles empreendimentos que têm faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
O Simples Nacional é regido pela Lei 123/2006, sendo que, para que uma empresa possa aderir a ele, é necessário cumprir com uma série de requisitos, além de respeitar o limite de receitas, como não ter débitos tributários e previdenciários e sócio pessoa jurídica.
Ele busca proporcionar aos empreendimentos uma carga tributária menor, se comparada a outros regimes.
Lucro Presumido
Nele, o IRPJ e a CSLL são calculados sobre o lucro que o Estado presume que a empresa obteve, por meio de percentuais os quais variam de acordo com a atividade desenvolvida.
Podem optar por ele empresas que não estejam obrigadas a recolher pelo Lucro Real, em muitos casos ele é bastante benéfico para prestadores de serviços.
Lucro Real
O Lucro Real é um regime que possui várias regras de cálculo, o que faz com que ele seja percebido por muitos empresários e gestores com o mais complicado, também aquele que proporciona a maior carga tributária.
No Lucro Real a CSLL e o IRPJ devem ser calculados tendo como base o lucro que, de fato, a empresa obteve em um período, sendo assim, é importante que a contabilidade esteja em dia.
Até aqui vimos alguns aspectos importantes sobre cada um dos regimes e um ponto que precisamos considerar é que nem sempre o Simples Nacional será, de fato, o mais econômico para a empresa, o Lucro Real o que vai proporcionar maior carga tributaria ou mesmo o Lucro Presumido o ideal para prestadores de serviços, sendo nesse ponto que a gente pode perceber a importância do planejamento tributário.
No próximo tópico vamos falar sobre ele, mas antes, aproveite para conhecer alguns artigos que vão facilitar a gestão do seu negócio:
- Maneiras eficientes de aumentar faturamento em seu negócio digital
- Saiba agora mesmo qual a importância de emitir NF-e!
- Precificar direito é o ponto de virada da lucratividade para infoprodutores
O que é o planejamento tributário e por que ele é importante?
Nesse aspecto, o planejamento tributário vem a ser um estudo feito para identificar quais as possibilidades que a empresa possui para pagar valores menores de tributos e continuar em dia com a legislação tributária.
Tratando-se da escolha do regime, é feito um estudo sobre quais aspectos da legislação a empresa terá de seguir em cada um dos enquadramentos possíveis, feito isso, é realizada uma projeção dos possíveis resultados que ela terá no futuro para, então, ser feito o cálculo de tributos para que se possa identificar aquele que irá oferecer os menores valores.
Mas precisamos trazer que ele não se resume a esse tipo de análise, quando feito de forma completa procura-se identificar, por exemplo, benefícios existentes que a empresa possa aderir ou mesmo outras forma s que contribuam para que o empreendimento reduza seus gastos quanto ao assunto e continue em conformidade como o Estado, como ocorreu com a Lacta, em seu produto Sonho de Valsa.
O que foi o caso Sonho de Valsa?
O que aconteceu com o Sonho de Valsa foi algo simples, mas que fez toda diferença no caixa da empresa.
Anteriormente ele era considerado um bombom, devido à maneira como era feita a embalagem e, por isso, deveria pagar IPI, o qual correspondia a uma alíquota de %.
Todavia, com a mudança da forma como ele é embalado pode passar a ser classificado como waffle, tendo uma alíquota de IPI correspondente a 0%.
Sendo assim, a empresa obteve muito mais fôlego financeiro, sendo que o planejamento tributário passou a ser um verdadeiro investimento no empreendimento.
Quais cuidados ao realizá-lo?
Apesar dos vários benefícios que empresas de diferentes segmentos e portes podem ter ao realizá-lo, é preciso dizer que deve-se ter alguns cuidados.
Perceba que nossa legislação possui muitos detalhes no que se refere à maneira como os tributos devem ser apurados, não se atentar a eles pode fazer com que se tenha de lidar com sérios prejuízos, como o pagamento de multas e autuações.
Sendo assim, o responsável por elaborá-lo precisa ter um profundo conhecimento das leis as quais devem ser cumpridas, para que ele seja feito da forma correta e possa cumprir com seus objetivos.
Nesse contexto, é imprescindível contar com apoio especializado, e o link abaixo ajudará você a saber quem pode dar o apoio necessário para realizá-lo em seu empreendimento:
Contabilidade especializada em planejamento tributário
Dias: a gente se preocupa com a lucratividade da sua empresa!
Como a gente pode observar, o planejamento tributário é uma poderosa ferramenta para que sua empresa possa reduzir a carga tributária com que tem de lidar, todavia deve ser feito da forma correta, caso contrário poderá ter problemas no futuro.
Dito isso, é importante trazer que nós, da Contabilidade Dias, temos a expertise necessária para ajudar você a realizá-lo em sua empresa.
Clique no botão abaixo, converse com a gente e conheça de perto os benefícios de contar com o nosso suporte!
Preciso de ajuda para enxugar meus gastos com tributos